Espécies em extinção



Eu sempre me incomodei com gaiolas. Não suporto ver pessoas engaioladas, mesmo sabendo as razões. Devem ser seqüelas de outras vivências, paisagens, que me deixam profundamente tocada. E é também com o mesmo desconforto que olho para os pássaros em gaiolas, seres naturalmente livres, por isso alados.

Eu nunca entendi a razão de alguém tomar para si cativo, o que lhe dá prazer. Pra mim é morbido. As aves já nasceram libertas, ganhando espaço. "Olhai as aves no céu" já dizia o mestre, pois assim é o que determina o grande autor da natureza.

Reclamamos que os bons momentos são efêmeros, passam rápido demais, que o prazer é fortuito. É porque nós, também seres libertos, experimentamos a felicidade nos momentos de liberdade. Criar ou ler um texto gostoso é uma sensação ímpar, por exemplo.

E de repente, devido à ação nossa, esquecemos que a destruição é uma lei natural, acompanhando o progresso do ser vivo. O que não impede o pensamento de pedir socorro para as ínumeras espécies ameaçadas do Planeta.

O grupo ambientalista WWF alerta: cerca de 72% das aves estão ameaçadas por conta do aquecimento global.

Para muitos, o fato é apenas um processo natural que nunca os atingirá. Para esses, eu chamo atenção 'a realidade. Vivemos em ciclos e o que acontece em qualquer lugar, por mais que seja distante, nesta Terra, nos atingirá.

Apesar de a criação ser infinita e constante, não é menor a nossa responsabilidade. Quando olha para o céu, o que você espera ver?

Nenhum comentário:

Se deixar, o vento leva!

  De vez em quando faço uma ligeira pesquisa por aqui, neste espaço.  É tão bom ler o meu pensar de alguns anos.  Este blog tem me acompanha...