Cearense é ...


A teoria de rejeição que o cearense nutre, tese defendida pelo professor de Comunicação Social da UFC, Gilmar de Carvalho, me fez pensar muito sobre a atitude nossa, diante das grandes metrópoles e seus avanços infinitos.


Há um certo misto em mim de ter sido alijada do processo de evolução da nossa Cidade, por exemplo. Sempre quando lia a respeito do povo cearense não me sentia um dos assinalados. O nordestino é antes de tudo um forte, a sentença do escritor carioca Euclides da Cunha, sempre mexeu comigo, talvez tenha sido pela fase adolescente em que me foi apresentada.


Está de parabéns o nosso professor pela sua corajosa forma de nos apresentar. Diferente de outras oportunidades, a tese de Gilmar de Carvalho me fez sentir parte do público alvo de seus estudos. Porque em outras oportunidades, eu diria: estão falando de mim? Me conhecem? Sabem dos meus anseios?

Um comentário:

Questão Fundamental disse...

Lugar longe é um lugar aonde ainda não foi um cearense. Há mano até puxando riquinchá na Tailândia. Há mais cearense morando fora daqui do que a população do estado Não acredito que nenhum desses sinta-se minimamente rejeitado, aonde se encontra atualmente.

Se deixar, o vento leva!

  De vez em quando faço uma ligeira pesquisa por aqui, neste espaço.  É tão bom ler o meu pensar de alguns anos.  Este blog tem me acompanha...