Corrupção, tô fora?!


Acabar com a corrupção é a ordem do momento no Congresso Nacional. Sabe o que me suscitou esta notícia? Lembrei-me de imediato, de uma das muitas fábulas de La Fontaine, a assembléia dos ratos que, para se livrarem do gato predador, foi consenso colocar no pescoço do bichano um chocalho. O som seria o aviso para que todos se protegessem.


O diabo era que ninguém se atreveu a colocar o guizo no pescoço do animal. Essa conclusão, quase precipitada, me deixa alerta para outra face da questão. Costumamos por no político a responsabilidade integral da corrupção. E nós, como estamos?

Um comentário:

Questão Fundamental disse...

É o bom e velho estado democrático de direito, que permite a todos ser desonestos, desde que tenha dinheiro para pagar um advogado, sob o olhar beneplácito de um judiciário absolutamente conivente com todo o tipo de falcatruas.

Se deixar, o vento leva!

  De vez em quando faço uma ligeira pesquisa por aqui, neste espaço.  É tão bom ler o meu pensar de alguns anos.  Este blog tem me acompanha...