Jornalismo econômico


Nunca simpatizei e não pretendo me especializar em jornalismo econômico, o que lamento, porque se acaso entendesse, não estaria alijada do processo matemático nacional. O que aprendi na escola - e lembro ter tirado boas notas - não tem me auxiliado quando quero entender o processo financeiro do país.


É claro que leio sempre a respeito do assunto porque dependo para continuar no mercado. No entanto, fico sem compreender porque num país como o Brasil, um dos que mais gastam com a previdência, os aposentados e pensionistas passam tanta dificuldades.


Com o contracheque em mão, fico com o olhar preso no espaço dos descontos, principalmente, no que vai para o INSS e busco ver o destino final do dinheiro. Com tanta denúncia de desvios, - e sei que dinheiro desviado não retorna para a origem e, muito menos, para o destino que deveria ter seguido - para onde vai o fruto das minhas tecladas e da minha atenção?


O tempo passa e a poupança continua numa boa foi uma excelente idéia do criador da publicidade, mas como poupar na incerteza da dança final dos zeros e das vírgulas?

Um comentário:

Eduardo Andrade disse...

Amiga Fátima,
Aprendi que quanto menos governo melhor.
A máquina pública, além de ineficaz, estimula a corrupção seja o regime político que for. Quanto mais fechado mais corrupto. Atualmente, estamos vivendo um momento que a sociedade está se mobilizando para um país melhor.
Voltando ao INSS sugiro a quem ainda está na ativa fazer uma previdência privada. Com o aumento de expectativa de vida (o homem da caverna morria com 20 anos) é impossível se viabilizar uma previdência pública decente.
Na América do Sul o Chile é o país que mais se aproxima do ideal, mesmo assim já está ajustando o sistema previdenciário.
No Brasil, o regime militar desviou recursos da previdência para a construção da ponte Rio–Niterói, e para a Transamasônica, além de aposentar pessoas que nunca haviam contribuído para a previdência, a exemplo do ruralista, sem o devido cuidado na comprovação que o eram.
O resultado está aí! Com economia não dá pra brincar...
Abs,

Se deixar, o vento leva!

  De vez em quando faço uma ligeira pesquisa por aqui, neste espaço.  É tão bom ler o meu pensar de alguns anos.  Este blog tem me acompanha...