Dia das bruxas


Confesso que não entendi, enquanto via a minha filha improvisando uma fantasia para o meu neto - um legítimo fantasma com direito a corrente - participar de uma festa dedicada às bruxas, o Halloween. Desde quando festejamos as bruxas no Brasil? Lá nos Estados Unidos tem razão de ser, mas e aqui?


Por que cultuar algo que não é nosso? Ok, ok, tudo bem, é livre, mas e a cabeça do menino como fica? Não cortei o barato do garoto que se divertia com tudo sem se preocupar com as conseqüências, emprestei até as correntes para assombrar melhor os colegas.


Mas, enquanto Victor se diverte a cultura brasileira está em que espaço?
Assinado Curupira, Saci Pererê, Caipora e euzinha que tenho lá os meus instintos ainda preservados voltados para uma boa pajelança.

2 comentários:

Eduardo Andrade disse...

Fátima,
Depois de se apoderarem do “dia das almas” os donos da maior economia do mundo o titularam de “dia das bruxas”.
No “dia das almas” se comemorava as almas que desencarnavam naquele ano, e se pedia para que elas contribuíssem com o sucesso nas safras agrícolas.
Afinal, por aqui devemos comemorar mesmo é a Caipora.
Abraços,

Dalinha Catunda disse...

Eduardo,
É uma obrigação nossa prestigiar nosso país. Quantas lendas indigenas, lindas!!!! quantas histórias herdamos dos negros escravos. Desculpe a brincadeira, mas, aqui, até p'ra prestigiar o Saci-Pererê tem de se levar fumo.

Se deixar, o vento leva!

  De vez em quando faço uma ligeira pesquisa por aqui, neste espaço.  É tão bom ler o meu pensar de alguns anos.  Este blog tem me acompanha...