Relevante fato


Estava pesquisando como sempre faço e fui checar os fatos históricos. Um deles interessou-me pela oportunidade da data: hoje está completando 16 anos da aprovação do processo de impeachment de Fernando Collor pela Câmara dos Deputados.


Pois é, o primeiro governo eleito por voto direto desde 1960 durou dois anos e sete meses (15 de março de 1990 a 2 de outubro de 1992). O processo ocorreu após acusações de corrupção e da mobilização da sociedade.


Os caras pintadas - a maioria adolescentes - diferente de outras épocas foram às ruas sem represálias fortes. Um movimento democrático, que pelo meu entendimento foi contundente, mas não decisivo. A determinação foi argumentada pelas denúncias contra o presidente Collor.


Naqueles dias, a frustração foi o grande sentimento que o eleitor brasileiro experimentou. Alívio para alguns com a saída de Collor e desgosto para outros que apostaram no homem que defendia os pés descalço do trabalho e os descamisados.


Valeram o discurso e a prática. O temático discurso para ganhar votos e a prática que o destituiu do poder.

Nenhum comentário:

Se deixar, o vento leva!

  De vez em quando faço uma ligeira pesquisa por aqui, neste espaço.  É tão bom ler o meu pensar de alguns anos.  Este blog tem me acompanha...