No ônibus



Você, por favor, poderia - caso puder se virar - abotoar a minha blusa?


Como é?


Por favor...


O apelo foi feito por mim numa dessas viagens (quase divertidas) nos ônibus de Fortaleza. Usava uma blusa de malha, manga colada e casas mais largas para os botões, o que me provocou o constrangimento.


A bondosa mocinha virou-se com cuidado e espantada entendeu o pedido inusitado. Eu com um dos braços pendurados no vão de segurança e outro com os apetrechos femininos. Depois de prestar o favor, sorriu: andar de ônibus apertado é um grande sufoco, realmente.


Sorri aliviada e, mais uma vez, pronta para o mundo, usei o corpo como escudo e fui empurrando os guerreiros enfileirados, numa união harmoniosa de corpos e suores. Nem careta pode-se fazer por pura falta de espaço.


E o pensar buliçoso é o único que pode se espalhar. Só não pode se chatear olhando através das janelinhas o conforto de outros num banco de carro, completamente alheios aos viajores do coletivo.


O homem precisa, de vez em quando, comprimir-se, quem sabe, numa idéia revolucionária antiga de irmandade. Ninguém é mais irmão do que o usuário de ônibus.

2 comentários:

Nonato Albuquerque disse...

Nunca fui de pedir para ninguém lincar meus blogs. Bastaria a sua atitude colocando o GENTE DE MÍDIA e o BANGALô para me sentir felicitado. Mas deixe eu pedir para vc dispor o endereço do MOUSE OU MENOS - um blog onde a alma do Nonato se expande mais. É o meu interior sem roupa, sem grife, sem moda, sem corpo. Só a alma.

ah! o endereço é
http://www.blogs.abril.com.br/mouseoumenos

Questão Fundamental disse...

Bem amigos mesmos, até do alheio!

Se deixar, o vento leva!

  De vez em quando faço uma ligeira pesquisa por aqui, neste espaço.  É tão bom ler o meu pensar de alguns anos.  Este blog tem me acompanha...