Praias


Estava lendo há pouco sobre o desinteresse das pessoas com relação às praias. Digo, interesse de desfrutar da água salgada do mar e do sol. No século XIX, lá pelos idos 1820, no Rio de Janeiro, algumas pessoas faziam exercício e davam mergulhos fortuitos por indicação médica. Era o banho medicinal para revigorar as forças.




Só algum tempo depois, é que os cariocas saudáveis começaram a frequentar as praias, muito cedo, antes do sol nascer porque depois, quando o sol vinha saudá-los, não era de bom tom para moças e mulheres de família exporem a figura naquele ambiente que era frequentado por qualquer outro.




Alguns setores da sociedade reclamavam e não entendiam o interesse dos saudáveis em frequentar as praias vazias e distantes. Acreditava-se - veja só - que era apenas mais um modismo do Rio de Janeiro.




Hoje, bem diferente do que se apostava, toda a orla marítima do país é disputada, pedaço por pedaço, com sol alto, vida caliente e garante rendimentos inúmeros para diversos comércios, desde o vestuário a à alimentação e também moradias. As casas e apartamentos em arranha-céus não eram imaginados pelos que no início do século XIX, construiam suas residências de costas para o mar.




É por isso que hoje as praias, que ainda continuam escapando da ganância imobiliária, são consideradas exóticas.


2 comentários:

Questão Fundamental disse...

Acho que faz muito tempo que não me interesso em me expor aos arrastões a beira-mar. Também não gosto da idéia de ser atropelado por um bug.

Ismael Luiz disse...

QUANDO CHEGUEI AO CEARÁ,EM 1982,ESTRANHEI O FATO DO PESSOAL DAQUI IR PARA A PRAIA ÀS ONZE,DOZE HORAS.NO RIO,NAQUELA ÉPOCA,ACORDÁVAMOS CEDO PARA PEGAR PRAIA E,POR VOLTA DO MEIO-DIA,JÁ ESTÁVAMOS RETORNANDO PARA CASA.HOJE,TUDO MUDOU,ACREDITO MESMO QUE A INFLUÊNIA NORDESTINA,TENHA INFLUENCIADO A MUDANÇA DE HÁBITO DOS CARIOCAS,POR EXEMPLO.HÁ MUITO TEMPO,NÃO FREQUENTO AS PRAIAS DE FORTALEZA,ESTOU LIVRE DOS ARRASTÕES.TAMBÉM,HÁ MUITO TEMPO,NÃO FREQUENTO OUTRAS PRAIAS DO NOSSO LITORAL,PORTANTO,ESTOU LIVRE DOS BUGRES E DAS HILUX,COM PALHAÇOS AO VOLANTE E SUAS ACROBACIAS.O NEGÓCIO MESMO,É PEGAR SOL NO TERREIRO E,DEPOIS,UM BANHO DE CHUVEIRO.TÁ FEITA A FESTA.

Se deixar, o vento leva!

  De vez em quando faço uma ligeira pesquisa por aqui, neste espaço.  É tão bom ler o meu pensar de alguns anos.  Este blog tem me acompanha...