Democracia


Aprendi em casa que quem tem ouvido ouve qualquer coisa. O pensar juiz, no entanto, vai editando as falas e deixando o que considero ser necessário, útil para mim. De vez em quando, tudo cai no umbigo, esse reduto fechado, que me castra o pensamento no outro.


Tem sido assim a razão de vários discursos até agora. Aquelas frases arrumadas, trincheiras do pensar coletivo. Não é meu nem seu, então posso estragar. Essa é a visão popular, os ditames daqueles que desconhecem as razões pelas quais o coletivo começa em si mesmo.


Por isso a depredação de praças; sucateamento de veículos; dilapidação do patrimônio público. Não é meu, não tem ninguem olhando, então, a ação individual é destruir. Quem pode administrar o coletivo se não nós mesmos?

Respirar




Tenho falado muito sobre Fortaleza. É que, apesar de passar o dia entre paredes, a Cidade sobrevive lá fora, reduto de habitantes, na maioria alegres. Eu sempre gostei muito de verde, não falo da cor da tinta dos muros e janelas. Falo em respirar. Devido a isso, as pracinhas e algumas áreas verdes são as minhas preferidas.




Não tenho tido o prazer de ficar horas sem nada em me ocupar em algum banco de praça. Apesar de algumas praças - a próxima à minha casa é cuidada - estarem praticamente maltratadas. Somos nós mesmos sem o desvelo necessário. Mas, a praça perto da minha casa, florida e verde, é um convite para o deleite ao nada fazer. Contudo, falta alma, que acalanta, que abriga. E isso nenhum administrador vai me permitir.




As plantas regadas diariamente, o chão mais ou menos limpo, não me dão garantias para a tranquilidade necessária. Enfim, como respirar ar puro, quando ao meu redor flui insegurança?

Lá vem o sol!




Fortaleza casa-se mais cedo nesses dias. O sol, marido impaciente? Cerca toda a cidade com riso amarelo e a desposada confunde e assusta quem perde o despertador. Imagine! Sol alto antes das seis da manhã.




O maridão alegre frequenta ruas e praças e bate na porta da casa que ainda não acordou. Quis saber dos meteorologistas porque acredito que o sol está muito ocupado para dar resposta a uma vizinha que visita a esposa sem pedir-lhe permissão.




Coisas dos tropicos. É por isso que em outros locais, estão confundindo o sol adiantando a hora. O homem cisma de ser criador e faz confusão.


Significados


Eloá em hebraico quer dizer Deus, presente de Deus; Naiara, em grego, aquela que comanda; Lindemberg, em alemão, altos montes.


Olha o que se encontra viajando na internet depois de ler todas as notícias - que se repetem em todos os sites noticiosos - vem a questão que não cala: por quê? Aí a mente viaja, encontra supostas respostas quando o caminho deveria ser luz.


A lâmpada pode quebrar inúmeras vezes, mas a luz vai prosseguir e nem importa o quanto alcance, o seu brilho será visto.

Se deixar, o vento leva!

  De vez em quando faço uma ligeira pesquisa por aqui, neste espaço.  É tão bom ler o meu pensar de alguns anos.  Este blog tem me acompanha...