Chuva de lixo


Sou natural de uma terra de pessoas valentes, dispostas e crentes em mudança. Contudo, ainda não sabemos lidar com o clima. E isso, pelo que se sente, é comum na Terra. Somos do semi-árido. As chuvas ocasionais nos proporcionam alegria e transtornos.


Esse discurso cansa. Assim como cansados estão os que moram em lugares considerados de risco. As famosas áreas de riscos. Só que as águas de março vão muito mais além. Ontem, a chuva maior do ano, que banhou a Cidade com um gosto incrível, provocou desassossego. Tantos "esses" nessa palavra não causam em nós ainda despertar para o tamanho necessário de cuidados.


As galerias por onde deveriam escoar a água em excesso - até parece meio louco afirmar que no Ceará chove em excesso - estão com o caminho obstruído por lixo. Veja só. Então o problema nunca é provocado pelas bem vindas chuvas, mas por nós que não sabemos também lidar com os restos, com as sobras...


Nem preciso sair pela Cidade para constatar o quanto somos ingratos com relação a nossa casa. No quarteirão da rua onde moro, as ruas são tomadas de lixo e não é porque não exista coleta, ela está no calendário, cumprindo o seu cronograma. No entanto, não dá para vencer a insana deslealdade de jogar no mato - que hoje é a calçada, a rua - as sobras de casa.


Enquanto isso, a natureza continua cumprindo a sua lei natural.

Um comentário:

Questão Fundamental disse...

Menina, nós temos a sorte de termos apenas áreas de risco. Pelo que acontece em tantos outros locais, há cidades de risco, vide são paulo onde de morre a cada pancada de chuva.

Acho triste a situação do lixo em Fortaleza, mais triste ainda quando se tenta colocar toda a responsabilidade na população. Como se o poder público só tivesse a responsa de apanhar o lixo quando este devidamente acondicionado em saco e posto em um ponto pre-determinado. Se dão mochilas e merenda e cobra-se educação. Pode?

Se deixar, o vento leva!

  De vez em quando faço uma ligeira pesquisa por aqui, neste espaço.  É tão bom ler o meu pensar de alguns anos.  Este blog tem me acompanha...