Igualdade


Igualdade na miséria. Esta é a isonomia social que conquistamos. O pensar é da professora Adísia Sá, uma das mulheres mais lúcidas que tive a oportunidade de conviver. O pensamento faz parte do discurso temático da jornalista durante sessão solene realizada pela Assembléia Legislativa em homenagem às mulheres.


A igualdade de direitos e oportunidades é um sonho antigo da humanidade. No entanto, a ação que poderá reverter a situação caminha a passos lentos, enquanto a miséria corre célere. Antes de trabalhar para conquistar espaço no mercado, nós mulheres ralamos para garantir o sustento nosso e dos filhos.


Angustiante é ver as mulheres aposentadas fazerem milagre com a pensão simbólica para dar comida aos netos, ampliando suas dificuldades com empréstimos consignados.


Antes - confesso - tinha gastura de ouvir algumas militantes repetirem o discurso contra a política econômica num linguajar próprio. Muitas delas foram alijadas da mídia devido à insistente posição. No entanto, vêm dessas mulheres a garra e a coragem de protestarem contra uma situação, que marginaliza quem trabalha muito e ganha pouco. Ou melhor, nem ganha: é pouco pago.

Nenhum comentário:

Se deixar, o vento leva!

  De vez em quando faço uma ligeira pesquisa por aqui, neste espaço.  É tão bom ler o meu pensar de alguns anos.  Este blog tem me acompanha...