Mapeando idade


Uma amiga, Karina, pergunta porque os 30 anos para a mulher é a idade da razão? Respondi-lhe que no auge da juventude, a balzaquiana destaca mais sabedoria porque se inicia na administração da própria vida. E aos 40? A idade da loba, outra convenção que a sociedade imprime ao público feminino, depois do sucesso do livro da escritora Regina Lemos, Quarenta anos - a Idade da Loba.

A mulher, longe de ser o animal, supera suas expectativas com relação aos sonhos da adolescência, sem abrir mão deles.

Ela insiste em saber sobre a mulher de 50. Nesse momento eu entro. Aqui, sou administradora da minha vida por completo. Vejo todos os departamentos com sobriedade. Sim, a lucidez se faz muito mais presente agora, não que ser tonta não me tenha trazido sabedoria. O que seria da introjeção se o expontâneo não surgisse sempre com sua forma espalhafatosa e ruidosa de ser?

Mas, acredito que toda idade comporta bem a pessoa que somos. Assim como a idade não iguala em conhecimentos e vivências. Cada mulher sabe bem onde se situa, mesmo quando dá de ombros, assemelhando as dores do mundo às cólicas mensais.

Nenhum comentário:

Se deixar, o vento leva!

  De vez em quando faço uma ligeira pesquisa por aqui, neste espaço.  É tão bom ler o meu pensar de alguns anos.  Este blog tem me acompanha...