terça-feira, maio 09, 2006

Alagamentos

 

Por que pobre mora em lugar que alaga? pobre gosta de alagado? O questionamento, ouvido há pouco me fez perceber o quanto somos indiferentes 'as situações de risco.

A Cidade foi tomada pela água da chuva, a benção do cearense! A chuva não causa estragos, a origem é o descaso de muitos anos. Não é só administração recente. São dramas que perseguem os que permanecem trabalhando muito e ganhando pouco.

O pobre não gosta de alagados. Ele ama a chuva, a natureza. Ele quer casa limpa, jardim, filhos brincando e indo à escola. O que o prende nas áreas de risco, nós bem sabemos. Falta oportunidades para mudar.

Quem pode com um salário mínimo, estou falando dos que recebem parte dessa quantia no final do mês, custear boa moradia? O progresso (leia-se crescimento desordenado da Cidade) empurrou o assalariado, o sub-empregado, o aposentado, o pensionista e o desempregado para margens dos rios.

Lá ficaram, à margem porque não podem concorrer com os arranha-céus de luxo que se transformaram nos ícones de uma Cidade que abrigava a todos com o seu calor ventilado.

O cearense tem que ser antes de tudo um forte para permanecer na sua Terra. Lamentável. Posted by Picasa
Postar um comentário

Obrigada pela visita

Espero seu retorno