Mensageiro da arte


O compositor e o escritor são mensageiros de idéias em movimento, que combinadas com o ritmo ou espaços, nos premia com bons momentos de arte. Por isso, eu costumo me queixar do que tenho ouvido nos rádios e do que tenho visto nas livrarias e bancas de jornais.

Faço parte de um contexto artístico numa terra onde proliferam sensíveis, que fazem da cor um arco-íris, e que improvisam dos fatos cotidianos e nos arrancam gargalhadas. A arte é um prazer infindável.

O Ceará, que não sabe contar ainda o tempo de existência se 400 ou 500 anos, tem no calendário dos seus dias, inúmeros artistas. Muitos já se foram e, do outro lado, nos inspiram. Outros, por sorte, permanecem entre nós.

Fausto Nilo é o arquiteto das letras. O poeta concreto, uma vez que expande talento nas obras arquitetônicas. E brinca com as palavras, transformando-as na companhia dileta. Como é bom ter ouvido para acompanhar suas canções.

E hoje, o nosso compositor brindou gentilmente a audiência da Am do Povo. Eu não tive oportunidade de ouví-lo. Fiquei na marginal, presa no expediente de trabalho. Mas, oportunidade não falta para traduzir o que tenho de mais sensível e saborear a arte brasileira de ser do poeta.

Fausto Nilo é como sugere o segundo nome: um rio que resiste ao deserto e faz brotar a vida. Sem receio permite-nos a sinceridade de declarar o caminho, que percorre para arte final de suas composições.

Tomara que a declaração que se segue sirva de estímulo para os apressados, os que com objetivo de atender o mercado exigente, atropelam as letras, maltratam a nossa língua, confundem os nossos jovens e comprometem a nossa cultura.


"Muitas vezes demora mais de um ano para terminar a letra de uma música
porque não consigo achar a frase ideal. Outras vezes, a música fica pronta em
poucas horas. E acho engraçado que em outras oportunidades, escuto uma música
minha no rádio e me pergunto o motivo de ter usado determinada frase. "

Acompanhe o que nos diz Fausto Nilo

Nenhum comentário:

Se deixar, o vento leva!

  De vez em quando faço uma ligeira pesquisa por aqui, neste espaço.  É tão bom ler o meu pensar de alguns anos.  Este blog tem me acompanha...