Planta é notícia

Hoje saí para ver o dia de São José. Há quanto tempo não curtia água, areia e sol. Claro que fiquei metade sombra. Acontece que a pele do rosto resolveu rejeitar o calor. Para quem vivia na Praia do Futuro, curtindo tudo o que lá se oferece...

Mas, o que o meu dia de sol tem a ver com o meu tema do mês de março? Estava degustando um caranguejo saboroso, quando percebi a presença de um cameraman da TV Cidade e, olhando um pouco mais adiante, uma corajosa repórter, desafiando o calor.


O meu pensamento foi para o tempo de repórter da rádio Am do Povo 1010. Na produção, nem sempre o que colocamos no ar é factual. Não ficamos sentados esperando que algo aconteça para enviarmos um repórter. Saímos em busca de notícias. E tudo o que acontece em sociedade, na sociedade, merece ser mostrado? Nem sempre.
No entanto, lembro um fato interessante. Numa manhã de sábado, com tudo aparentemente calmo, sugeri ao repórter Renato Abreu que fosse verificar que tipo de planta, apontando para o futuro um árvore robusta, crescia na parede de um dos prédios da UFC, na avenida 13 de Maio.

Renato Abreu, que agora é visto na TV Assembléia, fez uma das coberturas mais fantásticas. Pena que eu não lembre o nome da planta. O interessante ressaltar que naquela manhã de sábado, que nada prometia, Nonato Albuquerque e Renato Abreu acordaram a Cidade e moveram inúmeras pessoas ao local.
Foi uma festa! Ouvintes ligavam dando sugestões; transeuntes sugeriam nomenclaturas mais diversas; motoristas até de coletivos paravam para observar. O clímax aconteceu quando um botânico, professor universitário, curioso pelo "barulho" ,nos descreveu o tal móvel da matéria.


Lamento mesmo não lembrar os nomes. Mas, repórter que é repórter realmente sabe despertar a atenção, o interesse pela vida. Nem que seja presa à uma parede.


2 comentários:

Anônimo disse...

TUDO QUE VC ESCREVEU, ASSINO EM BAIXO. ATÉ HOJE, É UMA DAS REPORTAGENS QUE NÃO ME SAI DA LEMBRANÇA. PELA SIMPLICIDADE DA MATÉRIA, PELA FORMA RICA COM QUE ELE A CONSUBSTANCIOU (ô palavra!) E PELO TALENTO DO REPÓRTER. EU O CONSIDERO UM DOS MELHORES. E VÊ-LO CRESCENDO É ALGO QUE NOS DEIXA SENSIVELMENTE FELIZES. O RENATO TEM UM TALENTO MARAVILHOSO. NASCEU PRA O QUE FAZ... E ESTÁ FAZENDO MUITO BEM.
PARABÉNS PELO POST.

Fátima Abreu disse...

Obrigada. E o melhor é que voltamos a trabalhar juntos, não é o máximo?

Se deixar, o vento leva!

  De vez em quando faço uma ligeira pesquisa por aqui, neste espaço.  É tão bom ler o meu pensar de alguns anos.  Este blog tem me acompanha...