Doutor da leitura


Foi uma festa para os meus olhos, sentimentos e memórias incontidas. Revi e previ a vida daquele garotinho sorridente, enlaçando a cintura fina de uma
menina de olhos brilhantes e de sorriso constante.

Parei o tempo ( a gente pode fazer isso) e me deixei levar pelo momento mágico. A vida, realmente, é uma grande magia. É por isso que muitos de nós se perdem em conjecturas
loucas com relação à questão da sobrevida. Como se Deus fizesse algo improdutivo. Isso não é só descrença. É ingratidão.

Firmei o olhar e abri um sorriso, que se tornou perene para aquela par de olhos que buscavam aprovação nossa. Victor, meu netinho, colava grau e curtia a festa merecida pelo esforço do ano.

Na véspera perguntei-lhe se estava ansioso por conta do encerramento. Disse-me que sim, não queria estar, mas estava. Que lindo! Como lamento a falta de ouvidos para as crianças. Como elas são sensatas, ricas e deslumbrantemente professoras.

Na minha já vivida escola, aconselhei-o que apesar da ansiedade, curtisse aquele momento maravilhoso, pois era uma festa merecida e o sufoco já havia sido vencido. Ele concordou com aquele jeitinho peculiar de menino sábio e me abraçou. Outra magia. O abraço é assim. É aquele encontro de emoção que dispensa a voz para expressá-lo.

É provável que a primeira valsa de Victor caia no esquecimento porque outros ritmos fazem parte de sua vida e muitos outros serão apresentados para que faça a sua escolha. Mas, com certeza, o alicerce provocado por esse momento, vai sedimentar e lhe dar segurança do amor familiar.

Nós somos produtos do que fazemos hoje, mas antes disso, somos produtos do que recebemos, enquanto ainda muito tenro o nosso entendimento.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao Victor que tem uma vó sensivel como você.

Fátima Abreu disse...

Obrigada Tertu!! gente que prazer ter você como leitor. Um grande abraço. Volte sempre.

Se deixar, o vento leva!

  De vez em quando faço uma ligeira pesquisa por aqui, neste espaço.  É tão bom ler o meu pensar de alguns anos.  Este blog tem me acompanha...