Diploma, sim!



Foi no ano de 1976 que vi o meu nome numa relação enorme do Jornal O Povo. Catei com a minha irmã Socorro, o lugar em que eu queria estar. Depois de muitas contas de Josés, Marias e Raimundos, conquistara o vigésimo lugar na seleção da Universidade Federal do Ceará para o curso de Comunicação Social. Eram 42 vagas oferecidas. E estava dentro!


Foi uma festa para comemorar a penitência de três tentativas para, finalmente fazer o curso que a vida toda sonhei. Escapamos - eu e o meu cabelão que ia pelas costas - dos trotes dos colegas e fui firmando amizade com os companheiros de hoje de jornalismo.


Foram quatro anos ralando nas letras, driblando o tempo e desvendando o mistério das frases necessitadas diante de um mundo enorme de fatos que necessitavam ser comuns. Eu não estava nem aí para a não exigência do diploma. Quem iria falar aquilo naquela época que já nos assombrava com a censura?


Hoje, com a segunda via do diploma de jornalismo, a comunicóloga continua com o mesmo T. Pode-se até desvalorizar o que eu conquistei. Mas, isso é coisa minha e não tem preço, não tem decreto.


2 comentários:

Eduardo Andrade disse...

Olá, Fátima
No livro O Atentado escrito por Yasmina Khadra diz: “Podem te tirar tudo, teus bens, teus mais belos anos, todas as tuas alegrias e todos os teus méritos, até tua última roupa – sempre restarão teus sonhos para reinventar o mundo que te confiscaram”.

O seu conhecimento e a sua sabedoria a ti não concedem tampouco confiscam. Com ou sem “canudo” o que importa é a ética, o caráter e a dignidade. E estes predicados você os têm e ensina na tua escrita e comportamento.

De resto é como diz a música de Lulu Santos e Nelson Motta: “Tudo que se vê não é / igual ao que a gente / viu há um segundo / tudo muda o tempo todo / no mundo”...

Um abraços amigo,

Unknown disse...

Fátima, Revista que lhe falei é a Carta Capital de 19 de novembro de 2008

Se deixar, o vento leva!

  De vez em quando faço uma ligeira pesquisa por aqui, neste espaço.  É tão bom ler o meu pensar de alguns anos.  Este blog tem me acompanha...