Sonho de jornalista


Tive a oportunidade de ver e ouvir na TV Cultura do Ceará, o colega de profissão, Ricardo Kotsho, ex-secretário de imprensa do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Puxa, que maravilha! Ele é o jornalista dos meus sonhos.

Nunca foi demitido, saía da empresa sempre por razões de princípios. Quando não concordava com a política ou politicagem da empresa em que trabalhava, pedia as contas. Nunca ficou mais de um dia desempregado. Realmente é o profissional dos meus sonhos.

A pior parte da profissão é ter que sobreviver dela. Sabe aquele caso de amor cantado por Mario Quintana? O poeta observa que devemos amar sem depender e necessitar do outro. Nesta relação todos ganham.

Pois é, Kotsho afirmou com firmeza peculiar que não teme perder o emprego. Eu confesso que trabalhei por um bom período assim, até que um dia fiquei fora do mercado. Não voltei a trabalhar por amor, agora havia dependência. Trabalho para sobreviver. E quer saber? Não me sinto constrangida em admitir.

Diz ainda o meu colega que não admite modificações na matéria. Correto! Absolutamente correto! Fiquei cismando, outra vez, cara eu quero viver essa realidade. Juro!

Lembro que por muitas ocasiões, bati pé. E como! Mas foi aí que a minha guru, permita-me a licença no texto, Adísia Sá, me fez eticamente filósofa de ocasião. Vi que o pensamento é meu e os princípios também são. Se o corte vem lá de cima, não sou eu quem segura o facão.

Assumi compromisso de nunca me autocensurar. Ah, isso eu tenho feito sempre.

Que bom saber que não estou sozinha. Enquanto isso, no nosso mercado de trabalho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mudar matéria é meio desgradável mesmo... hehehe!!
Um bom feriado pra ti Fabreu, te admiro muito!
Beijão!

Anônimo disse...

Falar em salário, neste momento, só para suas excelências, os mui dignos congressistas brasileiros, nacionalistas que são, não exageram nadinha. Querem (e com certeza serão atendidos) apenas um aumentozinho de 12.400,00 para 24.800,00. Conforme consta o presidente do Senado Renam Calheiro, já sinalizou que é de acordo. Quem será contra? Merecia um levante de aposentados, com apenas algumas bengaladas, escorraçar uma boa parte dessa gente, assim como foi feito com o José Dirceu (sem excelência). Que corja.

Se deixar, o vento leva!

  De vez em quando faço uma ligeira pesquisa por aqui, neste espaço.  É tão bom ler o meu pensar de alguns anos.  Este blog tem me acompanha...