Morando na psicologia?


"Para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego". Abraham Maslow, o considerado psicólogo humanista, bate aqui num teclado do Pensar, fazendo-me lembrar que já bati muito (e continuo batendo) em teclas vivas. Na maioria das oportunidades, para sobreviver neste mundo da base da pirâmide, noutras para mostrar que sou mais inteligente, mais esperta e que o mundo precisa de pessoas como eu para se tornar melhor. Autorrealizada? 

É, tenho sido um martelo. E agora vem a lembrança de uma frase - quase mantra - que a minha mãe costumava repetir: "Prego batido, ponta virada". A princípio o ditado da minha genitora despertava-me curiosidade acompanhada de sorrisos. Era a minha saída para responder o que eu não entendia. 

Gosto de me agarrar às frases repetidas porque são gatilhos - grandes ou pequenos- que cutucam o meu pensar. 

Costumo repetir os ditos e ditados populares reconhecendo aí a sabedoria de quem os criou e de quem é seguidor. A vontade de escrever sempre me perseguiu e Abraham Maslow dá corda: " Um músico deve fazer música, um artista deve pintar, um poeta deve escrever. O que um homem pode ser, ele deve ser."

Gratidão Maslow.


Nenhum comentário:

Se deixar, o vento leva!

  De vez em quando faço uma ligeira pesquisa por aqui, neste espaço.  É tão bom ler o meu pensar de alguns anos.  Este blog tem me acompanha...